Como Vender Pelo WhatsApp: 5 Dicas Essenciais

Se você quer aumentar suas vendas, mas não sabe ou não tem o tempo necessário para criar um site, você precisa aprender como vender pelo WhatsApp. Ele pode ajudá-lo a alcançar seus clientes imediatamente, sem nenhum custo.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens diretas mais utilizado no mundo todo. Como você bem sabe, ele cresceu de uma maneira absurdamente rápida.

Já são mais de 1,3 bilhão de usuários ao redor do planeta passando mais tempo conversando com amigos e familiares do que nos perfis do Facebook e Instagram.

Além disso, esse aplicativo revolucionou a forma como nos comunicamos. Afinal, ninguém mais quer atender o telefone, e muito menos ter que fazer uma ligação.

Então, tendo em vista essa mudança radical que o WhatsApp trouxe, muitos empreendedores já se atentaram ao poder que esse aplicativo possui. Apesar de não ser uma ferramenta de Marketing propriamente dita, qualquer empresa pode utilizar esse canal para vender seus produtos e/ou serviços.

Caso você ainda não utilize, leia o artigo até o final e veja como vender pelo WhatsApp todos os dias.

Descubra como Vender pelo WhatsApp. Imagem de uma mão segurando um celular com o whatsapp aberto.

Dicas de como vender pelo WhatsApp todos os dias

Usar o WhatsApp para os negócios é fundamental para aumentar suas vendas. Entretanto, não serve apenas para isso. Você também pode usar essa ferramenta para atrair novos clientes.

Além disso, você consegue manter contato mais próximo com seu cliente, aumentando o relacionamento. Porém, cuidado para não exagerar na dose. Há uma linha tênue entre o bom relacionamento e tornar-se inconveniente ou até chato.

Então, se liga nessas 5 dicas fundamentais para você ter sucesso nas vendas:

1. Use um número profissional

Primeiramente, é importante que você utilize um número de telefone próprio para o seu negócio. Isso torna sua empresa muito mais profissional.

Dessa forma você também consegue separar melhor a vida profissional da pessoal. Você pode determinar quais horários está disponível para atendimento pelo app e que esse número é apenas para vendas, não para receber chamadas.

Além disso, se você utilizar o número pessoal para fazer vendas, a chance de você cometer erros ou deixar de atender algum cliente por conta do grande volume de mensagens é enorme. Evite esse erro comum.

2. Baixe o aplicativo WhatsApp Business

Você pode baixar esse aplicativo gratuitamente no seu celular. Ele nasceu justamente para ajudar as empresas a criarem um perfil de negócios. A interface e forma de usar é muito semelhante ao WhatsApp tradicional.

Depois de baixar e instalar o aplicativo, você vai precisar colocar o número do seu telefone, o nome da sua empresa (não pode ser alterado posteriormente) e a foto do perfil.

A vantagem de usar essa ferramenta é que você pode configurar:

  • O horário de funcionamento de sua empresa
  • Uma mensagem de boas-vindas que será enviada assim que a primeira mensagem do cliente for recebida
  • Uma mensagem de ausência, enviada quando você é contatado fora do horário de funcionamento
  • Respostas rápidas que permitirão que você responda rapidamente às perguntas mais frequentes de seus clientes

3. Anuncie online e offline a presença do seu negócio no WhatsApp

Agora que você está preparado, precisa fazer com que os clientes cheguem até você, certo?

Você precisa fornecer seu número de telefone aos clientes para que eles possam entrar em contato com você.

Você pode fazer isso no seu negócio físico, entregando cartões personalizados, distribuindo em restaurantes próximos ao seu local, etc.

Outro meio de divulgação que você precisa utilizar são as mídias sociais. Ou seja, adicione o seu número de telefone na sua biografia do Instagram e perfil do Facebook. Além disso, coloque também na sua conta do Google Meu Negócio para que te encontrem quando pesquisarem sobre você no Google.

Para os mais experientes, você pode até promover sua empresa com anúncios que levam o usuário a iniciar uma conversa diretamente com você.

Acredite, o esforço de aprender a fazer isso vale muito a pena.

4. Utilize o status do WhatsApp para divulgar informações

Você deve conhecer os Stories do Facebook e Instagram, certo? São publicações que desaparecem automaticamente após 24 horas.

Pois bem, o status do WhatsApp funciona da mesma forma. Você pode divulgar informações importantes ou ofertas para todos os seus contatos verem. Mas lembre-se: ela só dura 24 horas também.

Além disso, o status é ótimo para criar relacionamento. Pode ser interessante você colocar fotos ou vídeos do processo de fabricação dos seus doces, por exemplo. Dessa forma, os clientes irão lembrar de você com maior frequência.

5. Utilize listas de transmissão

As listas de transmissão do WhatsApp são listas de contatos salvas para que você possa enviar mensagens automaticamente para todos eles, sem precisar selecionar um por um.

Ou seja, você pode enviar uma mensagem para até 256 contatos de uma só vez.

Para quem tem um negócio, elas são extremamente úteis. Afinal, você vai enviar uma mensagem mais personalizada para seu cliente, de forma muito mais prática.

Vale destacar que é melhor você evitar grupos de clientes. Geralmente as pessoas detestam e acham muito incômodo.

Porém, com as listas de transmissão você também deve ter cautela. Evite enviar mensagens todos os dias para não se tornar chato. A frequência ideal de envio vai depender muito do seu público, mas pode ser em torno de 1 a 3 vezes por semana para começar.

Com o tempo você vai perceber se estão gostando ou não e adequa da melhor forma ao seu público.

Lembre-se: as vendas precisam acontecer de forma natural, sem ficar “forçando a barra”.

Conclusão

Como você pode perceber, o WhatsApp permite que você alcance seus usuários onde quer que estejam e estabeleça uma relação pessoal com seu cliente, que se sentirá valorizado e estará propenso a comprar de você no futuro.

Existem diversas formas e estratégias de como vender pelo WhatsApp. Nesse artigo, citamos 5 que consideramos serem essenciais para quem está começando.

É claro que quanto mais você conhecer o seu público-alvo e identificar seus gostos, mais vendas você vai conseguir fazer.

Porém, o WhatsApp vai facilitar muito a sua vida na hora de vender. Além disso, se usado com sabedoria e atenção, ele vai se tornar um grande aliado no seu negócio!

E quanto mais bem for utilizado, mais dinheiro você vai ganhar! Muito legal, né?

Por fim, comente aqui embaixo se você já estava utilizando essas dicas ou se pretende implementar logo no seu negócio!

Aproveite e siga nosso canal do Youtube, Pinterest e Instagram também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.