Confie em Si Mesmo: 8 Dicas para Perder o Medo de Vender

Vender é parte integrante da gestão de qualquer negócio, mas muitas pessoas têm medo ou ficam extremamente ansiosas em oferecer seus produtos ou serviços. Confie em si mesmo! Parece clichê, mas vamos te explicar a importância disso para você perder o medo de vender seus doces.

Primeiramente, você deve saber que o medo pode estar acabando com as suas chances de enriquecer, sabia?

O medo é importante para a sobrevivência humana. Ele nos protege de situações que podem nos causar sérios problemas. É por isso que você tem medo de pular de um prédio, andar na corda bamba, ficar frente a frente com um leão, etc. Entretanto, existe um limiar entre o medo que nos protege e que nos paralisa!

Isso mesmo, muitas pessoas (e pode ser o seu caso) ficam absolutamente paralisadas frente à situações que as tiram da sua zona de conforto. Situações como, por exemplo: falar em público, abrir um negócio, contrariar o que foi pré-estabelecido pela família…

E é claro, o medo de vender.

Essa é uma atitude temida pela grande maioria das pessoas. Parece que, embora todos saibamos que precisamos “vender” nossos produtos e serviços, nos sentimos ansiosos e com medo de fazer isso.

Confie em Si Mesmo: a importância de ser confiante na hora de vender

A importância da confiança nas vendas não pode ser subestimada. Você pode saber tudo sobre o seu produto e possuir muita experiência, mas se os possíveis compradores não sentirem sua confiança, você nunca terá sucesso. 

Você pode oferecer todos os descontos do mundo, mas se não projetar autoconfiança, não atingirá suas metas de vendas.  Isso não quer dizer que você precisa ser 100% confiante o tempo todo – ninguém se sente. Em vez disso, vender com confiança significa deixar o cliente à vontade. Converse com ele com convicção e sinceridade.

Quanto mais você praticar o ato de vender seus produtos, melhor você vai ficar nisso. E quanto melhor você ficar, mais confiança você adquire. É um processo. 

Essa não é uma habilidade com a qual as pessoas sempre nascem, mas existem várias maneiras comprovadas de começar a construir confiança nas vendas e alcançar o sucesso massivo que você deseja.

Essas 8 dicas podem ajudá-la a superar seu medo de vender: 

1) Conheça a origem do seu medo

Primeiramente, você precisa saber do que tem medo. Na maioria das vezes, o medo de vender assume várias formas. Ou nos preocupamos em não ser amados ou em ser percebidos como agressivos. Você talvez tenha medo de que o produto não seja bom o suficiente. 

Saber a origem do seu medo (às vezes pode ser uma combinação) é uma parte importante para superar o medo de vender.

2) Tome medidas para abordar a fonte

Desta forma, você está agindo para superar seu medo. Em alguns casos, isso pode significar que você precisa melhorar seu produto (você pode usar o feedback do cliente para isso) ou pode encontrar maneiras de compartilhar seu produto de uma forma que pareça mais autêntica e natural para você. 

Você também pode encontrar maneiras de “se recuperar” após a rejeição, o que é mais fácil de fazer se você não levar o “não” para o lado pessoal. Apenas pense que está tudo bem, a pessoa só não está com vontade de comer doces agora.

3) Aceite o fato de que nem todos irão aceitá-la

Quando alguém rejeitar a sua abordagem, aceite-a como apenas um momento e siga em frente. É melhor uma rejeição rápida do que lenta. E está tudo bem, você também já recusou pessoas te oferecendo alguma coisa na rua.

Além disso, da mesma forma que você se sente mal em oferecer, muitas pessoas se sentem mal em dizer não. E mesmo assim elas falam. É natural do ser humano. Apenas aceite que isso vai acontecer muitas vezes, e você não vai morrer por causa disso!

4) Acompanhe seus sucessos

Faça um diário de “vitórias” ou de sucesso por perto e registre suas realizações nele todos os dias. Anote também como você abordou a pessoa (o que você falou, e de que forma). Dessa forma, você vai conseguir analisar e descobrir o que você fez da maneira certa. Às vezes nos esquecemos disso.

Assim você evita focar apenas nos erros. E também vai poder melhorar cada vez mais sua abordagem, aumentando o número de vendas realizadas com sucesso! Confie, isso vai ajudar.

5) Convide seus amigos

Talvez você já tenha participado de alguma gincana ou outro tipo de atividade em grupo. Em muitas dessas atividades, você e seu grupo precisam abordar pessoas na rua para cumprir determinada tarefa. E já parou para pensar como fica mais fácil quando está com outras pessoas?

Então, por que não convidar amigos e amigas para vender junto com você? No início isso ajuda muito! Faça isso até se tornar um hábito, e você vai conseguir fazer sozinho sem problemas. Confie em si mesmo!

6) Estabeleça metas que você sabe que pode alcançar

Não se compare com outras pessoas. Principalmente com pessoas super bem sucedidas. Você não vai começar vendendo centenas de produtos por dia. Ninguém começou assim.

Trace metas pequenas, que você sabe que pode cumprir: 5, 10 doces por dia, é totalmente possível no início. O lado positivo disso é que quando alcançamos nossas pequenas conquistas, nos sentimos muito melhor. E isso dá força para seguir em frente.

7) Pense a longo prazo e não se preocupe com o que aconteceu ou não aconteceu hoje

Olhe para as pessoas de sucesso. Eles também têm dias que não vão bem; eles até têm semanas e meses que não vão bem, mas isso não os impede. Veja cada dia como mais uma etapa. Alguns dias podem ser um pequeno passo, alguns um grande passo e outros dias até mesmo um passo para trás. 

Lembre-se de manter o foco em seu objetivo de longo prazo e seguir em frente.

8) Nunca se esqueça de que o bem mais valioso que você possui é você mesmo e seu tempo

Ninguém pode motivá-lo – só você pode motivar a si mesmo. Quando nos vemos em uma missão de sucesso, é incrível o que pode acontecer. Tudo se resume a uma coisa muito simples – quando mudamos nossa visão da vida, mudamos nossa produtividade.

Ou seja, sempre mantenha sua mente focada no seu objetivo final. Seja enriquecer, mudar de profissão, dar conforto e segurança pra sua família… O objetivo final é o que vai te motivar a seguir em frente e não desistir. Confie em si mesmo!

Confie em si mesmo e mãos na massa!

Agora que você já sabe a importância de confiar em si mesmo e alguns passos valiosos para perder o medo de vender, é com você.

Não pense que o caminho será fácil, mas com certeza a recompensa é valiosa. Não deixe o medo de vender te impedir de alcançar seus objetivos.

Acima de tudo, lembre-se de como a vida pode ser melhor caso você atinja seus objetivos. Além disso, saiba que todo mundo é capaz de aprender a vender, mesmo que nunca tenha feito isso antes.

Por fim, deixe a sua opinião sobre o artigo, ficaremos felizes em saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.