O que é Mindset? Quais são os tipos e qual é a sua importância!

Mindset é um termo que está cada vez mais “na moda”, principalmente no mundo do empreendedorismo. Afinal, você sabe o que é Mindset?

É quase irritante para aqueles que já ouviram falar sobre isso muitas vezes. E confuso para quem não faz a menor ideia do que isso seja.

Dando uma pequena prévia, é por causa do Mindset que cada ser humano é único. Sob o mesmo ponto de vista, cada um de nós percebeu, sentiu e viveu situações específicas durante a vida. O conjunto de experiências que fomos submetidos ao longo dos anos modelou nossa forma de pensar, ser e agir.

É isso que torna a humanidade tão bela.

Então, te convido a ler esse artigo inteiro e saber mais sobre esse assunto incrível.

o que e mindset

O que é Mindset?

Traduzindo literalmente do inglês, Mindset significa configuração da mente (Mind = mente; set = configuração). Colocando de forma simples, significa a maneira como cada pessoa encara a vida. Ou seja, a atitude e configuração mental que cada indivíduo possui.

Em outras palavras, é a maneira como você pensa. É a partir da sua maneira de pensar que você toma atitudes e decisões frente à situações e problemas da vida.

Dessa forma fica claro perceber que o Mindset não está relacionado apenas ao empreendedorismo ou vida profissional. Ele afeta todas as áreas da sua vida.

E não pense que você já nasce com um Mindset predefinido. Ele é formado através das ideias, crenças e valores que foram sendo construídos ao longo do tempo.

Esse modelo mental é o responsável pela forma como você enxerga e julga o que acontece ao seu redor. Além disso, é uma peça fundamental para nortear o rumo da sua vida, motivando suas decisões e atitudes.

Qual a sua importância?

Segundo Carol S. Dweck, a maior especialista em psicologia social do mundo e autora do livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, o sucesso não está exclusivamente atrelado a um talento ou habilidade natural do indivíduo. Ela sugere que o sucesso está mais vinculado com a maneira como cada pessoa responde às situações da vida, ou seja, ao seu Mindset.

Carol argumenta que o seu Mindset é determinante na maneira como você leva a vida. Enquanto algumas pessoas nem sequer tentam cumprir certos desafios, pois acham que não são capazes, outras sentem prazer nesse tipo de situação.

Essa crença de ser capaz ou não, é formada durante a infância e adolescência, em uma etapa do desenvolvimento que a algumas situações e opiniões de terceiros podem marcar sua vida para sempre.

Você já deve ter ouvido falar na fábula da Lebre e da Tartaruga.

A lebre, por ser naturalmente muito mais rápida, acredita que sua habilidade é suficiente para vencer a tartaruga. Dessa forma, tira sonecas ao longo do caminho, fica zombando da tartaruga. E no fim, perde.

A tartaruga, que manteve o foco no objetivo, trabalhando duro e sem deixar as adversidades a atrapalharem, consegue vencer a corrida.

Tipos de Mindset

Depois de pesquisar incansavelmente, Carol S. Dweck sugeriu que existem basicamente dois tipos de Mindset: o Mindset fixo e o Mindset de crescimento (ou progressivo).

A boa notícia é que o Mindset não é imutável. Ou seja, ele pode ser alterado.

Então, não se preocupe e aproveite a leitura.

Vamos lá:

Mindset Fixo

Como o próprio nome já diz, o Mindset fixo está presente naquelas pessoas que pensam que as nossas habilidades são imutáveis. Ou seja, acreditam que uma pessoa é inteligente OU não.

Que você tem talento para comunicação OU não. E assim por diante.

Dessa forma, as pessoas com Mindset fixo não dão consideração ao esforço. Entenda: elas acham que sua capacidade é fixa, portanto, não “perdeu seu tempo” tentando aprender algo novo.

Por exemplo: “não vou ficar perdendo tempo tentando aprender a cozinhar porque eu não tenho jeito para isso”.

Outra característica marcante desse tipo de pessoa é que ela tem medo de desafios. As pessoas de Mindset fixo pensam que desafios são uma boa oportunidade para manchar sua reputação.

Ou seja, desafios são um problema (pois existe o risco de falhar) e devem ser evitados.

Dessa forma, as pessoas com Mindset fixo tem grande dificuldade de alcançar o sucesso em várias áreas da vida.

Você já deve ter ouvido falar a frase: “a zona de desconforto é a zona da riqueza”.

Ou seja, se você ficar na sua zona de conforto, fazendo o que sempre fez a vida toda, as chances de você evoluir são muito pequenas. Perceba: riqueza nessa frase não quer dizer apenas abundância financeira, mas sucesso em qualquer área da sua vida.

E pelo que já foi dito, você já deve ter percebido que as pessoas com Mindset fixo têm muita dificuldade de sair da sua zona de conforto. Elas não valorizam o esforço. Pensam que tudo é por conta de “talento” ou “habilidade especial”.

E agindo dessa maneira, fica bastante difícil evoluir pessoal e profissionalmente.

Mindset de Crescimento

Primeiramente, você já deve imaginar que o Mindset de crescimento é o oposto do Mindset fixo.

Com o Mindset de crescimento, qualquer habilidade pode ser aprendida e desenvolvida ao longo dos anos, com esforço e dedicação.

A vantagem de ter esse tipo de mentalidade é que você vê os desafios e intercorrências da vida como uma forma de evoluir e tornar-se cada vez melhor.

A própria Carol S. Dweck afirma em seu livro:

A paixão pela busca de seu desenvolvimento e por prosseguir nesse caminho, mesmo (e especialmente) quando as coisas não vão bem, é o marco distintivo do mindset de crescimento. Esse é o mindset que permite às pessoas prosperarem em alguns dos momentos mais desafiadores de suas vidas.

Carol S. Dweck, no livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso.

Se você acredita que o esforço vale a pena e que errar faz parte do aprendizado, provavelmente você tem um Mindset de crescimento.

Os obstáculos da vida não podem te impedir de continuar evoluindo e se tornar cada vez melhor.

Kobe Bryant, ídolo americano e ex-jogador de basquete, que faleceu precocemente aos 41 anos em 2020, era o exemplo de mentalidade progressiva. Aos 10 anos de idade, no seu primeiro camp de treinos que participou, não marcou nenhum ponto.

Isso poderia ser desmotivador para muitas crianças. Entretanto, Kobe encarou isso como um sinal de que precisava treinar mais. 4 anos depois, aos 14 anos, ele já era o melhor atleta do seu estado.

Famoso pela sua disciplina e treinos absurdos, Kobe Bryant se tornou um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Isso não quer dizer que ele não tinha talento. Mas, sem esforço e dedicação, certamente não chegaria onde chegou.

o que é mindset

Qual a importância disso para o seu negócio?

Como já foi dito, sua configuração mental não serve apenas para relações interpessoais. Isso é algo fundamental no mundo do empreendedorismo. Afinal, não é por nada que grandes corporações gastam muito dinheiro em inovação e treinamentos para melhorar o mindset da empresa como um todo.

É fundamental que você tenha uma mentalidade alinhada e focada no crescimento do seu negócio a longo prazo. Sabendo que problemas irão surgir (com certeza), você pode focar em como solucioná-los, ao invés de ficar se lamentando.

Portanto, se você pensa que mentalidade não tem nada a ver com sucesso nos negócios, repense seus conceitos.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu o que é Mindset e qual a sua importância para a vida como um todo, bem como no seu negócio.

Ajustar a sua mentalidade é o primeiro passo para alcançar o sucesso em qualquer área da sua vida.

Imagino que lendo o artigo você já saiba qual é o seu Mindset. Entretanto, se ainda não conseguiu descobrir, existem alguns testes gratuitos na internet que te ajudam a definir isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.