O Que Significa Delivery e Sua Importância no Seu Negócio

Empresas afetadas com a pandemia precisam repensar sobre seus modelos de negócios para conseguirem se manter no mercado. Muitos já implementavam a forma de delivery em seus serviços, embora outros nem saibam o que significa delivery. Independente disso, todos precisam se reinventar.

A mudança, forçada pela situação, da maneira de consumo dos clientes fizeram com que transformações nos negócios locais acontecessem. E com o avanço da pandemia do Covid-19 empresas viram muita necessidade em se adequar a essa modalidade para resistir e manter as portas abertas.

O que significa Delivery

O que significa Delivery

Ok, todos sabemos no caos que esse vírus causou e que fez mudar os costumes das pessoas no mundo inteiro. Para que você entenda esse serviço que tem salvado muitas empresas, vamos começar com a sua definição.

O que significa delivery?

O significado de delivery, nada mais é do que uma entrega domiciliar de pedidos realizados através de aplicativos, whatsapp, sites ou telefone durante um curto intervalo de tempo.

Com o avanço da tecnologia essa “alternativa” já estava cada vez mais presente. Sendo muito usada por empresas alimentícias como, por exemplo: lanchonetes, pizzarias, hamburguerias, confeitaria e restaurantes.

Mas a necessidade de ficar em casa fez com que mais atividades se adequassem a essa modalidade. Novos negócios como padarias, mercados, farmácias e pets também aderiram.

Vantagens do Delivery

A facilidade de fazer o pedido é tão grande que caiu na rotina de todos. Possibilita o cliente comer algo diferente em poucas horas. E o melhor: sempre que desejar e no conforto de seu lar.

Além disso, restaurantes que utilizam apenas o local para delivery precisam apenas de uma boa cozinha para preparar os alimentos. E também uma boa gestão de recebimentos de pedidos e de entrega, além de um bom marketing.

Portanto, não há necessidade de se preocupar com o local para receber os clientes e garçons para atender.

Veja também Como vender pelo iFood: Guia Completo para quem está começando!

Como funciona o serviço de Delivery

Como já vimos anteriormente, o serviço de delivery consiste em receber o pedido do cliente e locomover o pedido do restaurante até o local indicado pelo cliente.

Existem algumas formas de fazer essa entrega. Geralmente os veículos utilizados são motos, devido a agilidade no trânsito. Mas também podem ser utilizadas bicicletas, carros, patinete elétrico, etc. A escolha do tipo de transporte depende muito do que está sendo transportado.

Vou explicar melhor… se você precisa entregar um alimento que precise chegar quente no destino. Você deve pensar em qual tipo de veículo fica menos tempo no trânsito para que isso aconteça.

Mas se a empresa preza por transportes mais sustentáveis, com menos poluição, locais próximos e que o tempo não precisa ser prioridade: bike, bicicletas elétricas e patinetes elétricos podem ser uma opção.

Veja como você pode melhorar seu serviço de delivery: 3 Dicas de Como Criar o Melhor Serviço de Entrega para sua Empresa de Alimentos

É possível ter esses veículos como propriedade da empresa e contratar motoboys. Porém, será preciso arcar com todos os custos empregatícios, contrato de um seguro para o entregador e para o veículo. Enfim, tudo de acordo com as exigências da lei perante os direitos do trabalhador.

Para você calcular o custo diário de um entregador contratado via CLT, você calculará o custo anual de seu colaborador e dividir pelos dias trabalhados.

Portanto, os custos envolvidos são relacionados ao combustível, se o veículo não for sustentável. Ou seja, você vai precisar calcular a distância entre o seu restaurante e o local de entrega.

Outra forma é fazer a contratação de serviços terceirizados. Além de reduzir a burocracia, reduz também custos com manutenções dos veículos.

 Como Investir na Marca para o Serviço de Delivery

A sua marca é muito importante para que os clientes lembrem da sua empresa. Portanto, tudo influencia.

Existem pesquisas mostrando que as pessoas precisam ver sua marca 22 vezes antes de se tornar cliente. Minha sugestão é, invista em marketing, propagandas, logos que chamem atenção. Afinal, como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado. Concorda?

Utilize embalagens padronizadas e personalizadas para cada cliente em seu serviço de delivery. Adesivos também são ótimos. Contrate designers especializados que consigam expressar a sua empresa em um logo criativo e único.

Muitas pesquisas realizadas comprovam que o cliente gosta de ver que aquele produto foi feito especialmente para ele. Além disso, eles tendem a lembrar e comprar novamente para sentir o mesmo carinho novamente.

Por fim, nunca perca a chance de surpreender seu cliente. Sempre entregue a mais do que ele comprou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.