Como Tirar Foto de Doces: Aumente Suas Vendas (+4 Dicas)

Uma boa foto de comida pode fazer muitas coisas! Pode deixar o espectador com fome, pode convencer um cliente a pedir um prato e pode vender muitos livros de receitas. Saber como tirar foto de doces é fundamental para quem quer vender doces e ter um negócio lucrativo. Principalmente para quem investe na internet como um meio de trazer novos clientes (se você ainda não faz isso, deveria começar).

Por outro lado, tirar uma foto de doce feia pode transformar o seu trabalho num completo desastre. Mesmo que tenha o melhor sabor do mundo, as chances de alguém ficar com apetite vendo uma foto mal tirada são bem menores.

Afinal divulgação é a alma do negócio, não é mesmo?

E na prática, fotografar doces é uma tarefa que pode ser um tanto frustrante: você testa vários ângulos e, ainda assim, a imagem não fica bonita. Ou pior, fica toda tremida.

Pensando nisso, reunimos algumas coisas em que você precisa pensar ao fotografar doces ou comida em geral, se quiser resultados como os que vê em revistas ou no Instagram.

Como tirar foto de doce

Como Tirar Fotos de Doces: Fundamentos Que Você Precisa Saber

Iluminação

Talvez um dos maiores fatores que afetam o resultado final de uma fotografia de doces e comida em geral seja a qualidade da luz . 

A iluminação natural da janela geralmente é a melhor luz que você pode ter, principalmente se for um dia nublado.  A iluminação suave e dispersa, normalmente fornecida pela iluminação natural da janela, que projeta sombras muito suaves, funciona perfeitamente com muitas fotos de alimentos. 

Geralmente, a melhor iluminação é pela parte frontal (ou seja, por cima do ombro do fotógrafo), mas todos os ângulos de luz natural podem funcionar. Entretanto, caso você use luz artificial, é melhor você fazer iluminação lateral pois a luz artificial deixa reflexos pontuais que estragam a foto no ângulo frontal.

foto de doce com luz natural

Refletores: se você quiser dispersar a luz ainda mais ou atenuar algumas das sombras, refletir a luz natural pode resolver. Você pode improvisar com material de cor clara (lençóis / panos brancos) ou material reflexivo (folha / cartolina). Isso evita aqueles reflexos das luzes artificiais, principalmente.

Iluminação artificial – às vezes, você simplesmente não conseguirá tirar proveito da iluminação natural. Mas não se preocupe. É possível tirar boas fotos com luz artificial também. Entretanto, alguns aspectos devem ser levados em consideração: evite colocar a fonte de luz na frente do doce. Coloque na lateral. Em alguns casos você vai precisar dos refletores como acima.

Uma Ring Light pode ajudar bastante na hora de iluminar a foto se você não puder usar luz natural. O investimento vale a pena.

Ângulo

Na fotografia de doces, existem duas formas de angulação principais para serem utilizadas. A primeira forma é fotografá-los diretamente acima da comida. Você pode obter um close dos doces ou mostrar todo o arranjo ao redor também, dependendo se o seu fundo para foto de doces é bonito ou não.

cheesecake foto tirada de cima

O segundo ângulo comum é tirar a foto de um ângulo lateral para que você possa incluir um primeiro plano ou um plano de fundo (ou ambos), ou toda a área ao redor do doce. Obviamente, existem diversos ângulos diferentes que também podem ficar bons! Os exemplos neste artigo são para você ter uma noção básica mas que vão te ajudar muito na hora de fazer suas fotos.

como tirar foto de doce de lado

Como Tirar Foto de Doces: 4 dicas para você deixar seu doces irresistíveis

1. Fotografe os doces frescos

Escolha ingredientes que não estejam danificados, machucados ou enrugados. Em fotos, a comida geralmente parece melhor quando está encorpada (em oposição a “grande”). Se você esperar o produto ficar velho, naturalmente ele fica mais “murchinho”.

É importante que você tire as fotos logo após o preparo, quando ainda está fresco. Dessa forma ele ficará mais bonito. Às vezes também é preciso que você coloque mais itens no prato para preencher toda a fotografia e deixá-la mais preenchida.

2. Tenha cuidado com a iluminação

Escolher um ambiente bem iluminado vai facilitar muito o trabalho. Se possível, posicione o doce perto de uma janela, pois a luz solar ajuda a registrar imagens naturais, com cores realistas e vivas, sem o risco de sair aquele feixe amarelo presente nas lâmpadas.

Evite usar o flash, pois ele diminui a qualidade da imagem tirando todas as texturas, contornos e cores da foto. Além disso, baixe aplicativos que tenham a função de ajustar contrastes, cores e outros detalhes para dar um toque mais profissional às fotografias. Dois bons exemplos são o Foodie e o Lightroom.

3. Use adereços simples

Os arredores da sua comida são quase tão importantes quanto a própria comida. Uma disposição dos adereços bem projetada pode dar contexto e clima à sua cena, então pense um pouco a respeito. O que está no fundo e no primeiro plano do doce? Seus pratos combinam com a cor do doce? 

Invista em diferentes tipos de guardanapos, tecidos, tigelas e louças. Porém, escolha utensílios neutros que não tenham muitos desenhos, pois a grande estrela deve ser o doce.

4. Estabilize o celular

Se a foto ficar tremida, nada mais vai importar. Ela vai ficar feia. Afinal, quanto melhor a qualidade da foto, mais gente vai ficar com vontade de comer.

Como é difícil segurar o celular com a mão bem firme, o mais indicado é usar um tripé ou até mesmo objetos para apoiar o smartphone. Assim, basta acionar o disparo automático para garantir uma imagem nítida.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu como tirar foto de doces de forma caprichosa, para deixar seus clientes com água na boca e aumentar muito as suas vendas do seu negócio.

Lembre-se, talvez no começo você não consiga tirar a melhor foto do mundo, mas continue treinando. Com o tempo se torna algo quase natural. E o esforço vai valer a pena. Afinal, mais dinheiro vai entrar na conta!

Comente o que achou do artigo ou deixe alguma pergunta se você tiver dúvidas! Até o próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.