Perfil de Instagram Criativo Para o Seu Negócio (Dicas e Exemplos)

Pense no seu Instagram como uma porta de entrada dos clientes para o seu negócio. Afinal, grande parte deles ouvirão falar de você pela primeira vez através das redes sociais. Dito isso, fica claro perceber o quão importante é ter um perfil de Instagram criativo, né?

Afinal, como criar um perfil de Instagram criativo e atraente?

Se você já sabe a resposta, então esse artigo não é para você. Porém, se você é como a maioria das pessoas, e tem interesse em criar ou melhorar o perfil do seu negócio, leia esse artigo até o fim.

Lembre-se daquele velho clichê: “a primeira impressão é a que fica”.

Então, caso você pudesse falar apenas poucas palavras para o seu cliente, quais seriam? Essas poucas palavras podem ser a diferença entre o visitante sair da sua página ou virar um cliente.

Percebe a importância dos pequenos detalhes?

Agora vamos ao que importa! Nesse artigo vamos mostrar as melhores dicas para criar um perfil de Instagram criativo e multiplicar os seus seguidores, e é claro, aumentar seu faturamento.

perfil criativo para instagram

O que é biografia no Instagram?

A biografia (ou apenas “bio”) do seu Instagram é aquela pequena parte que fica no topo do seu perfil. É onde você pode colocar sua foto de perfil e nome da sua empresa (ou o seu nome próprio).

A biografia mostra alguns dados também: número de seguidores, número de perfis seguidos e o número de publicações.

Além disso, é nela também que você vai colocar informações sobre o seu negócio: em um pequeno espaço que cabe 160 caracteres.

E agora… O que escrever na biografia do Instagram?

A princípio, para empresas alguns tópicos devem estar presentes:

  • Nome da empresa
  • Ramo de atuação
  • Descrição do negócio
  • Endereço
  • Site oficial (se tiver)
  • Telefone para contato (WhatsApp) / E-mail
  • Chamada para ação

Lembrando que o único local do Instagram que você pode colocar um link clicável é na biografia. Portanto, coloque o link mais importante para você atrair seus clientes. Caso não tenha site próprio, sugerimos colocar um link que leva para uma conversa com você no WhatsApp!

Criando um Perfil de Instagram Criativo

Como já foi dito, é de fundamental importância fazer criar um perfil atraente para que os visitantes se tornem clientes. Para fazer isso, a biografia talvez seja a parte principal.

Geralmente, ela á responsável pela tomada de decisão do visitante. Portanto, se a biografia não for clara e atraente, a pessoa simplesmente vai embora.

Dessa forma, veja como criar seu perfil da melhor forma possível:

1. Nome

Você pode colocar o nome da sua confeitaria (caso tenha), ou simplesmente o seu nome próprio. Lembrando que pode ser o nome completo ou apenas apelido.

Coloque um nome pelo qual você goste de ser lembrada. Se você tem a ambição de criar uma confeitaria de sucesso, pode ser interessante colocar o nome do negócio. Dessa forma, ao longo do tempo isso contribui para o branding da empresa.

2. Nome de Usuário

O @nomedeusuário é o nome que vem após o “arroba”. Por exemplo, o nosso é @caminhodamaestria_blog.

Ele é importantíssimo para o seu negócio, já que é por meio dele que você será rastreado. Inclusive, quando perguntaram qual é o seu Instagram, é o nome de usuário que você deve fornecer. Dessa forma o cliente vai te encontrar com certeza.

A dica aqui é deixá-lo da forma mais simples possível. Evite colocar muitos símbolos e números. Isso só vai dificultar que o cliente te encontre.

3. Foto do Perfil

Aqui é onde você vai colocar a sua melhor foto, ou o logotipo da sua confeitaria. Lembre-se que no Instagram a foto do perfil tem formato circular. Então, confira se a sua foto fica bem posicionada.

Se ficar ruim, você pode ajustar usando alguns sites gratuitos como já explicamos no artigo de Logotipo para Confeitaria.

A sua foto do perfil vai te acompanhar em todos os serviços do Instagram, desde stories até comentários. Portanto, tente colocar algo chamativo, para atrair a atenção das pessoas que ainda não te conhecem.

4. Biografia

Na biografia você pode colocar uma descrição resumida sobre a sua marca/empresa. Outra opção interessante é contar sua história, de forma bem resumida, é claro. Afinal, pessoas adoram histórias.

Frases de efeito que conectem a sua filosofia de vida com a de seus potenciais clientes também são uma ótima opção para colocar na biografia. Conexão com o usuário é algo que aumenta muito as chances de venda.

5. Endereço

Possivelmente, esse é o maior erro que os negócios locais cometem na hora de criar um perfil de Instagram. De nada adianta ficar postando lindas fotos, frases super chamativas ou a melhor chamada para ação, se o seu endereço não estiver aparecendo.

Você não quer atrair curiosos. Você precisa de potenciais clientes, que vão te gerar dinheiro no fim das contas.

Portanto, trate de deixar bem claro qual é a sua localização. Se você não tiver um espaço físico, coloque o endereço da sua casa mesmo.

Assim, o visitante pode abrir seu endereço em um aplicativo de GPS e te localizar facilmente.

Não colocar o endereço no seu perfil é deixar dinheiro na mesa, com certeza.

6. WhatsApp

Agora que você já chamou a atenção do visitante e ele está interessado em comprar algum doce, ele precisa entrar em contato com você, né?

Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem de colocar um meio de contato.

Você pode colocar seu site, caso tenha. Porém, a maioria das pessoas que estão começando a vender doces não tem um site ainda. E não tem problema!

O WhatsApp é uma excelente forma para você vender seus produtos. Além disso, você vai acabar conhecendo melhor qual é a sua persona compradora.

Dicas para Criar uma Biografia para Instagram

Além de fazer uma autodescrição do seu negócio ou sua história, como já foi dito anteriormente, você pode colocar algumas coisinhas a mais.

Para te ajudar a ter mais ideias sobre como criar a sua biografia do Instagram, montamos algumas dicas:

1. Utilize Palavras Chave

O Instagram utiliza palavras-chave para rastrear interesses e páginas. Por exemplo: se uma pessoa está interessada em confeitaria e você vende doces, a chance de você aparecer como sugestão é maior.

Dessa forma, pense em palavras que o seu público possa pesquisar quando quer encontrar assuntos relacionados ao que você vende. Acrescente essas palavras-chave na sua biografia de forma natural.

2. Coloque Seus Interesses

Como você bem sabe, o Instagram é uma rede social. O objetivo dele é colocar em contato pessoas com os mesmos interesses.

Logo, uma opção para quem está sem ideias é colocar quais são seus gostos e interesses na biografia. De preferência algo que esteja relacionado ao que você vende, é claro.

3. Adicione uma Chamada Para Ação

A chamada para ação (CTA – do inglês Call To Action) é um recurso essencial e muito utilizado no marketing. Afinal, quando você orienta o que a pessoa deve fazer, as chances dela obedecerem são maiores.

Ou seja, através dela você convida o visitante a realizar uma determinada ação.

Por exemplo:

  • Acesse o site
  • Entre em contato pelo WhatsApp
  • Conheça nossa loja
  • Solicite um orçamento

Isso aumenta muito a porcentagem de pessoas que entrarão em contato com você. Logo, o número de vendas será maior.

Exemplos de Perfis de Instagram
perfil criativo de instagram
Perfil do Instagram da Confeitaria Colombo

exemplo de perfil de instagram criativo da confeitaria cave
Perfil do Instagram da Confeitaria Casa Cavé

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu como fazer um perfil de Instagram criativo.

Aprendeu os conceitos básicos e essenciais dessa rede social, além de dicas importantíssimas para deixar o seu perfil perfeito e ganhar muitos seguidores.

Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que iremos ajudar, se possível.

Conte-nos também qual foi sua dica preferida e se você já estava usando corretamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.