O Que É Um Funil de Vendas (Exploda o Crescimento do Seu Negócio)

Se você quer levar o faturamento do seu negócio para outro patamar, precisa de um bom funil de vendas. Afinal, o sucesso do seu empreendimento depende de como você leva seus potenciais clientes durante sua jornada até a compra. Calma… você já vai entender melhor o que isso significa.

Mas, o que é um funil de vendas?

Talvez você esteja se perguntando se o seu pequeno negócio de doces realmente precisa disso…

Nesse artigo você vai aprender o que é funil de vendas e qual a importância dele para transformar seu negócio numa empresa incrivelmente lucrativa.

O que é um Funil de Vendas

O que é um Funil de Vendas?

Basicamente, um funil de vendas é uma estratégia de várias etapas projetada para conduzir seu potencial cliente a uma venda.

Independente se você já vende milhares de doces por mês ou apenas algumas poucas dezenas, você já tem um funil de vendas (mesmo que não saiba).

Desde o momento em que alguém descobre que o seu negócio existe, até efetuar a compra de um doce, eles passam por diferentes estágios de de seu funil.

Por exemplo: digamos que você vende cookies. Então, uma pessoa está caminhando na rua e se depara com sua pequena loja de doces e resolve entrar para conhecer.

Pronto, ela já entrou no seu funil de vendas. Em seguida, cabe à você (ou seu vendedor) coletar as informações de contato e orientá-los na jornada de vendas (o funil) até que ela se torne um cliente pagante.

Na internet, um processo de vendas acontece de maneira semelhante. Porém, numa escala MUITO maior.

Em vez da sua lojinha, todo o processo de captação de potenciais clientes para o seu funil acontece através de mídias sociais como Instagram e Facebook ou mesmo através de anúncios pagos.

3 Etapas de um Funil de Vendas

3 Etapas do Funil de Vendas

Um funil de vendas é basicamente dividido em 3 etapas principais: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Confira o que cada uma delas significa:

Topo de funil

Nessa etapa os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido.

Como já foi dito, as redes sociais como Instagram e Facebook são excelentes para atrair a atenção de potenciais clientes para o seu negócio.

Seja postando fotos de seus doces ou contando um pouco da sua história, o conteúdo aqui deve ser mais básico, genérico, visando o maior alcance possível.

Para capturar informações do seu cliente em potencial você pode oferecer um desconto ou brinde grátis em troca do e-mail e/ou telefone.

Dessa forma, você poderá manter contato e fortalecer o relacionamento com o cliente, aumentando (e muito) as chances de ele comprar de você.

Meio de funil

Nessa etapa seus seguidores estão reconhecendo que tem um problema, mas não sabem como resolver. Crie conteúdos que se relacionem com a sua audiência, mais densos. Isso te ajuda a criar autoridade.

Porém, não use nomes técnicos, se utilizar busque sempre explicar de um jeito simples o que significa.

Não tente vender um produto a qualquer custo, trabalhe para amadurecer e qualificar seus clientes, deixando-os prontos para prosseguir no funil e acabar gastando ainda mais dinheiro no final.

Fundo de funil

Nessa fase a sua audiência está mais do que ciente do problema e busca soluções. A relação de confiança estabelecida entre você e a sua audiência faz com que você seja visto como uma referência no assunto e também como uma pessoa que pode solucionar o problema.

Faça conteúdos mostrando seu trabalho final e pedindo para entrar em contato. Dê informações de como essa pessoa pode chegar até você.

Lembre-se: a oferta deve ser boa para aumentar ainda mais as suas conversões (vendas).

Além disso, use gatilhos mentais para facilitar ainda mais a venda. Você pode usá-los em qualquer etapa do funil, mas são essenciais na hora de fazer a oferta.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu o que é um funil de vendas. É claro que você vai precisar aperfeiçoar o seu funil ao longo do tempo, para que a conversão seja cada vez maior em cada etapa.

Porém, assim que você tiver um bom funil de vendas, basta atrair a maior quantidade possível de pessoas para a “boca do funil” e seu faturamento vai ser cada vez maior.

Ter um funil de vendas ideal pode significar a diferença entre seu negócio ser totalmente desconhecido e uma potência do setor.

Utilizar o marketing digital para direcionar os clientes em potencial, desde a conscientização até a conversão é cada vez mais fundamental para ter uma empresa de sucesso.

Afinal, ou você está online ou está fora.

Não se esqueça de compartilhar este artigo se você gostou e deixe um comentário se houver algo em que possamos ajudá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.