Veja Como Fazer Merengue: Nunca Mais Erre o Ponto

E quem não ama Merengue? Além disso, ele é essencial em algumas receitas para torná-las ainda mais irresistíveis. Nesse post você vai aprender como fazer e nunca mais errar. Bem como, aprender quais são os tipos de merengues: francês, suíço e o italiano.

Ao mesmo tempo, vai aprender a receita do merengue francês, que por sinal, é o mais comum e mais fácil de preparar. Esse merengue caseiro fica perfeito e super cremoso. Além disso, é ideal para usar como cobertura de torta de limão, sobremesas, suspiros, etc.

Merengue francês

O Que é Merengue?

O merengue é basicamente a junção de claras de ovo e açúcar batidos. Portanto, para você atingir a firmeza e consistência é preciso que siga a risca os cuidados na hora do preparo. Dessa forma, é possível utilizar para rechear, confeitar e decorar sobremesas.

Cuidados na hora do preparo para o Merengue ficar consistente:
  • As claras devem estar em temperatura ambiente.
  • Não deixe nenhum resquício de gema na hora de separar as claras.
  • Desengordure totalmente os utensílios e tigela.

Confira os tipos de merengues:

  • Merengue Francês: é o método mais comum e fácil. Devido a sua instabilidade, este deve ser consumido o quanto antes. Bata as claras cruas, utilizando a batedeira, veja a receita completa abaixo. Ele é muito utilizado para fazer suspiros e receitas que vão ao forno.
  • Merengue italiano: para fazer é preciso ter um termômetro, porque este merengue é feito a partir de uma calda de açúcar. Esta deve estar no ponto de bala mole ( a 121°C ) e ser adicionada com cuidado às claras já levemente batidas. Logo depois, vai aumentando a velocidade da batedeira ao máximo e até que fique frio. Ele é usado para preparar marshmallows, coberturas de tortas ou substituir o creme de leite em mousses.
  • Merengue suíço: Neste as claras e o açúcar vão ao fogo em banho-maria até atingir 60°C. Depois, na batedeira, é só bater em velocidade máxima até ficar em temperatura ambiente. Esse merengue suíço é muito mais estável e resistente que o francês. Além disso, é muito utilizado nas receitas de macaron.

Algumas alterações que podem ser feitas:

  • Adicionar corante (cor que preferir) quando estiver quase pronto.
  • Para saborizar adicione essências ou no caso do italiano é possível trocar a calda de açúcar por uma calda de polpa de fruta com açúcar.

Merengue francês

Confira a receita de como fazer merengue:

Receita de Merengue Francês

Ingredientes:

  • 115 g de açúcar
  • 2 claras

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, utilizando uma batedeira, despeje as claras na tigela e bata em velocidade alta até começarem a espumar. Utilize uma colher para pegar a espuma e vire a colher em cima da tigela. Verifique se a espuma sai inteira da colher de modo que ela fique “limpa”.
  2. Logo depois, adicione o açúcar aos poucos, com a batedeira ligada e em velocidade média para baixa. As claras irão triplicar o seu volume.
  3. Por fim, após incorporar todo o açúcar, em velocidade alta, bata até formar picos firmes e estáveis.

Conclusão

Agora que você sabe como fazer merengue, que tal por em prática? Muito fácil e prático. Os demais tipos precisam um pouco mais de atenção nos processos, contudo ficam uma delícia.

Sobretudo, é válido observar que o merengue francês é feito com clara crua. Portanto, é preciso ter uma atenção maior com as bactérias salmonella se a sobremesa não for ao forno.

Compartilhe nos comentários. Conte-nos como foi a sua experiência na cozinha.

Afinal, a gente faz essas receitas com o maior amor do mundo para você!

E se gostou do conteúdo, nos siga no PinterestInstagram e Youtube também!

Merengue francês

Merengue Francês

Esse merengue é uma verdadeira delícia. Ele fica muito brilhante, leve e com picos firmes. Perfeito para fazer sobremesas maravilhosas.
Preparo 20 mins
Tipo de refeição Sobremesa
Cozinha brasileira
Rendimento 6 porções
Calorias 400 kcal

Ingredientes
  

  • 115 g Açúcar refinado
  • 2 Claras temperatura ambiente

Modo de preparo
 

  • Primeiramente, utilizando uma batedeira, despeje as claras na tigela e, bata em velocidade alta, até começarem a espumar. Utilize uma colher para pegar a espuma e vire a colher em cima da tigela. Verifique se a espuma sai inteira da colher de modo que ela fique "limpa".
  • Logo depois, adicione o açúcar aos poucos, com a batedeira ligada e em velocidade média para baixa. As claras irão triplicar o seu volume.
  • Por fim, após incorporar todo o açúcar, em velocidade alta, bata até formar picos firmes e estáveis.

Notes

Calorias baseadas em uma calculadora online.
Keyword como fazer merengue, como fazer merengue caseiro, Merengue Fracês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating