Como Fazer Recheios de Bolo?

como fazer recheios de bolo

Para um bolo ser considerado perfeito ele precisa ter um recheio perfeito também, afinal de contas, os recheios dão uma textura cremosa e um contraste delicioso no resultado final.

Para fazer isso na sua própria casa, você precisará de um mixer, batedeira ou batedor fouet e alguns utensílios de cozinha básicos – a partir daí, é fácil!

Nesse artigo você vai ver como fazer recheios de bolo simples e alguns um pouco mais avançados.

Como fazer recheios de bolo com Buttercream (Creme de manteiga)

O buttercream é o recheio de bolo mais utilizado nos Estados Unidos e também é muito conhecido como creme americano. Ele também pode ser usado como cobertura.

O creme de manteiga é a opção mais simples de recheio que você pode fazer – não apenas porque é a base de vários outros recheios, para que possa ser ainda mais saboreado com frutas e xaropes, conforme desejado, mas também pode ser usado para decoração.

E aqui vai um detalhe importante: não substitua manteiga por margarina! Se você usar margarina ou uma manteiga de baixa qualidade, o buttercream não vai atingir a textura correta.

Imagem ilustrando um buttercream base em um pote.

Para prepará-lo, você precisará de:

  • 150 gramas / 1 xícara de açúcar
  • 150 gramas / 1 xícara de manteiga à temperatura ambiente.

Se a manteiga for retirada da geladeira, você pode aguardar até que ela atinja a temperatura ambiente. Não aqueça-o separadamente no microondas, pois ele pode se tornar fluido e, nesse caso, o creme de manteiga não pode reter sua textura cremosa. Se você deseja obter uma textura mais macia, pode fazer isso adicionando algumas colheres de chá de água, leite ou creme.

Use uma batedeira ou batedor fouet e misture o açúcar de confeiteiro e a manteiga até obter uma espuma – leva cerca de 10 minutos para obter o recheio perfeito.

Recheio de creme de manteiga de chocolate

Se você quiser aprimorar ainda mais o creme de manteiga base e torná-lo um novo sabor, sempre preste atenção na alteração das proporções do sabor extra que você adicionar ao recheio.

Para o recheio de chocolate, você precisará de:

  • 110 gramas / ¾ xícara de açúcar
  • 50 gramas / ⅓ xícara de cacau em pó
  • 150 gramas / 1 xícara de manteiga à temperatura ambiente
  • 1-5 colheres de chá de leite
  • 1-2 colheres de chá de extrato de baunilha (a gosto)

Nesse caso, novamente, comece processando a manteiga e o açúcar. Quando a textura ficar espumosa, adicione o cacau em pó.

Sinta-se à vontade para provar e prestar atenção ao quanto o pó de cacau adicionado torna o recheio mais espesso: se você quiser uma textura mais macia, adicione o leite gradualmente.

Se você quiser um sabor mais completo, poderá completá-lo com um pouco de extrato de baunilha! Certifique-se de que os ingredientes sejam processados ​​a uma velocidade média.

Como fazer recheios de bolo de caramelo

Caramelo apetitoso pode adicionar um sabor agradável aos bolos quando for utilizado como recheio. Se você deseja uma textura macia e cremosa ou mais concentrada e densa, você tem várias opções:

Doce de leite: Coloque 1-3 latas de leite condensado (enlatado) em água quente, que cobrirá completamente as latas. Para precipitar o açúcar do leite e caramelizar, cozinhe em fogo baixo por duas a três horas. Quanto mais você cozinhar, mais escura será a cor e mais densa a textura. Não se esqueça de reabastecer a água evaporada do recipiente, o nível da água sempre terá que cobrir as latas! O doce de leite enlatado pode ser armazenado por muito tempo, para que você possa retirá-lo a qualquer momento. Você pode usá-lo para encher seu bolo favorito ou comer puro.

fatia de bolo com recheio de doce de leite

Caramelo: você também pode fazer caramelo caseiro para fazer creme de manteiga de caramelo: 200 gramas / 1 xícara e meia de açúcar granulado são dourados adicionando meia xícara de leite e uma pitada de sal, aquecida em fogo baixo.

Você pode aquecer o açúcar com o leite ao mesmo tempo ou começar a esquentando aos poucos e ir adicionando por conta própria.

Entretanto, você deve prestar muita atenção, pois se você estiver impaciente e mudar para uma temperatura mais alta, ele poderá queimar facilmente .

Além disso, quando você adiciona água ou leite ao caramelo aquecido, ele forma bolhas; portanto, tenha sempre cuidado ao fazê-lo, não prove e incline-se perto do prato!

Se você o tirou do fogo quando atingir a textura desejada, adicione algumas gotas de suco de limão – isso tornará a textura menos fluida e também ajudará a equilibrar o sabor muito doce!

Conclusão

Dessa forma, agora que você já sabe como fazer recheios de bolo deliciosos, que tal adaptar em suas receitas e surpreender seus clientes ou as pessoas que você ama?

Você pode também, criar novos recheios usando o buttercream como base, aposto que você vai adorar!

Então, o que achou dessas receitas? Deixe seu comentário contando sua experiência, vamos adorar saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.