8 Doces de Festa Junina Para Adoçar Seu Arraiá

Junho é um mês especial para quem gosta de muita diversão, alegria e comida gostosa! Afinal, é quando comemoramos a festa junina. E existe uma coisa que não pode ficar de fora do seu arraiá: doces de festa junina!

A festa junina foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Após ser acrescentada ao calendário católico de festas, o objetivo da festa junina é homenagear figuras da igreja católica: Santo Antônio, com sua homenagem no dia 13 de junho e São João, no dia 24 de junho e por fim São Pedro, no dia 29.

Logo que essa festividade chegou ao Brasil, ela tinha uma conotação bastante religiosa. Entretanto, hoje em dia as tradições já são outras e a festa inclui danças típicas, quadrilhas e comida boa.

A festa junina é muito popular em todo o território nacional, principalmente no Nordeste.

Afinal, quem não gosta de comer e se divertir, né?

doces de festa junina

O que não pode faltar em uma festa junina?

Como já foi dito, essa celebração conta com vários aspectos típicos, mas alguns realmente fazem toda a diferença na hora de deixar essa festa incrível. Confira:

  • Quadrilha
  • Fogueira
  • Vestimenta típica
  • Bandeirinhas
  • Comida típica

Além disso, a bebida tradicional é o quentão! Combina perfeitamente com o clima da festa, já que em junho começa o inverno.

Como nosso blog é focado em doces, e pensando em deixar a sua festa ainda mais gostosa, montamos uma lista com doces de festa junina que não podem faltar. Além disso, você pode fazer facilmente na sua casa.

Confira:

Receitas de Doces de Festa Junina

1. Bolo de Fubá

Começando a lista com um grande clássico: o bolo de fubá.

Com essa receita, você vai fazer um bolo de fubá amanteigado e perfeito para os convidados na sua festa. Além disso, leva apenas 25 minutos do início ao fim! Você pode fazer em uma frigideira ou em qualquer assadeira também.

bolo de fubá - doces de festa junina

2. Doce de amendoim

Esse doce de amendoim traz boas recordações. Essa receita é um doce que fica molinho, mas no dia seguinte já da pra sentir um pouco da crocância. Então, talvez seja melhor fazer um dia antes da festa se desejar.

E a princípio esse doce de amendoim é bem simples, precisa de apenas 4 ingredientes baratos e fáceis de encontrar e você não terá nenhuma dificuldade na hora do preparo dessa receita.

3. Amendoim Doce Crocante (Cri-Cri)

Amendoim doce crocante, também conhecido como cri-cri, combina 100% com festa junina. Essa receita é incrível e super fácil.

É ótimo para servir de aperitivo no início da festa.

Amendoim Doce Crocante - doces de festa junina

4. Cajuzinho de Amendoim

Esse docinho cajuzinho de amendoim é a tentação para os amantes de amendoim. E na festa junina amendoim é um clássico, né?

Sem dúvida, esse doce é muito prático e rápido de fazer.

Cajuzinho de Amendoim - doces de festa junina

5. Cocada de Leite Condensado

Cocada é um doce a base de coco, tradicional em muitas regiões do mundo. Existem muitas variantes quanto aos ingredientes utilizados na receita em diferentes países. Essa é feita com leite condensado e certamente vai agradar à todos.

Cocada de Leite Condensado - doces de festa junina

6. Cocada de Leite Ninho

Se você também é fã de cocada e quer experimentar uma receita um pouquinho diferente, essa receita é para você! Além disso, é muito fácil de fazer e leva apenas 4 ingredientes!

cocada de leite ninho

7. Bombom de Paçoca

Pensa em um encontro de sabores maravilhoso com praticamente 3 ingredientes: paçoca, leite condensado e chocolate. Tem alguns processos, mas muito fácil de fazer. 

E ao contrário do que parece, ele não fica enjoativo. Esse bombom de paçoca é surpreendente e com certeza vai fazer sucesso na sua festa de São João!

Bombom de Paçoca

8. Pipoca de Leite Ninho

Outro clássico das festas juninas: pipoca. Nessa receita utilizamos leite ninho para dar um toque especial, e fica uma delícia!

Do mesmo modo, é importante dizer que pode ser utilizado qualquer leite em pó. Vai fazer sucesso de qualquer forma!

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu receitas para festa junina que vão deixar os convidados com água na boca. Agora só falta colocar a “mão na massa” e preparar essas delícias.

Compartilhe nos comentários. Conte-nos qual a sua preferida.

Afinal, a gente faz essas receitas com o maior amor do mundo para você!

E se gostou do conteúdo, nos siga no PinterestInstagram e Youtube também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.