Bombons e Trufas: descubra a diferença (e muito mais)

Trufas e bombons são alguns dos doces mais amados pelas pessoas no Brasil. Porém, muitas delas não sabem diferenciar uma trufa de um bombom. Elaboramos esse artigo para explicar de forma clara qual a diferença entre bombons e trufas. Além disso, você vai aprender algumas coisinhas a mais:

  • Como fazer bombons
  • Como fazer trufas de chocolate
  • Recheios
  • Dicas para vender trufas e bombons

Vamos lá?

BOMBONSImagem com bombons já decorados, para ajudar na diferença entre bombons e trufas.

A origem do nome bombom é controverso. Os primeiros relatos que se têm notícia são do século XVII, sendo sobremesas servidas na corte real francesa. Seu nome provém da palavra “bon”, que no Brasil foi ajustado e duplicado para “bombom”, enfatizando a delícia que é.

Os bombons são alguns tipos de doces, especialmente pequenos doces envoltos normalmente em chocolate ou glacê. Do mesmo modo, na maioria das vezes seu recheio não tem ganache e são mais encorpados do que as trufas. Entretanto, os bombons possuem uma variedade enorme de recheios e sabores, para todos os gostos.

Recheio do Bombom

Os bombons possuem as mais diversas formas, tamanhos e sabores. Além disso, normalmente os bombons não levam bebida alcoólica no preparo. Como possuem uma gama enorme de recheios, é impossível listar todos, mas esses são alguns dos mais encontrados:

Nougat – confeitos à base de mel ou açúcar, castanhas assadas e claras em neve.

Gianduia (creme de avelã) – mais conhecido como bombom de Nutella, é recheado com uma mistura de 70% de chocolate e 30% de creme de avelã.

Tradicionais: são os mais encontrados e compostos por uma enorme variedade, como limão, morango, uva, amendoim, casadinho (chocolate branco e preto), frutas secas, amêndoas, entre outros.

Por fim, muitas vezes os bombons são cobertos com alguns detalhes e enfeites que facilitam a identificação do sabor, como cereja, amendoim, granulado, etc.

TRUFASImagem de trufas prontas, para facilitar o reconhecimento visual do doce.

As trufas recebem esse nome devido sua forma ser parecida com as trufas (um tipo de fungo comestível, de coloração negra, amarelada ou branca, e que é encontrado em alguns países com climas específicos).

As deliciosas trufas de chocolate surgiram por acaso, após um erro de culinária. Isso mesmo, no final do século XIX, na Áustria, o renomado chef da corte austríaca errou a receita da sobremesa que estava preparando para o banquete especial ao príncipe russo. Dessa forma surgiu a trufa de chocolate. Um erro que deu certo, pois todos adoraram e inclusive é conhecida mundialmente hoje.

Tecnicamente falando, para ser considerada uma trufa, ela precisa conter recheio apenas de ganache (chocolate derretido e creme de leite) e ser revestida com chocolate derretido. Igualmente, podem ser usados outros ingredientes no revestimento, como cacau em pó, avelã, nozes ou açúcar de confeiteiro.

Recheio de TrufaImagem mostrando o interior de uma trufa, para facilitar o entendimento da diferença entre bombons e trufas.

Apesar do recheio tradicional de trufa ser apenas ganache, foram adicionados novos sabores ao ganache ao longo dos anos. Em síntese, atualmente existem diversos tipos de recheios de trufa, para cada gosto em especial.

– Morango
– Limão
– Maracujá
– Cereja
– Chocolate branco
– Chocolate com café
– Rum
– Avelã
– Brigadeiro

Entre tantos outros. Basta ter criatividade!

DIFERENÇA DE BOMBONS E TRUFAS

Para explicar de forma mais clara, a principal diferença entre bombons e trufas é o modo de preparo. Apenas olhando para o doce já pronto muitas vezes é difícil diferenciá-los. Porém seu interior muitas vezes é bastante diferente. Enquanto as trufas são recheadas com ganache (mais cremoso), os bombons normalmente têm recheio mais encorpado, em geral chocolate / brigadeiro ou até frutas inteiras.

Outro aspecto que os diferencia é que os bombons não possuem bebida alcóolica no seu preparo. Por outro lado, nas trufas é bastante comum e clássico, principalmente licores ou rum. Além do mais, os ingredientes das trufas costumam ser mais refinados. Em relação ao formato, os bombons possuem as mais diversas formas imagináveis, enquanto as trufas normalmente são arredondadas.

Dessa forma, agora que você já sabe a diferença entre bombons e trufas, vamos falar um pouco de como preparar essas delícias.

RECEITA DE BOMBOM

Pronta para aprender uma receita de bombom simples e fácil de fazer em casa? Vamos lá!

Ingredientes

500g de chocolate

Recheio da sua preferência (pode ser brigadeiro, fruta ou até mousse de fruta).

Forma de bombons

Modo de preparo:

Primeiramente derreta o chocolate em banho-maria com o fogo desligado (não pode ferver a água). Então, após derretido, distribua com uma espátula sobre uma superfície fria (mármore por exemplo).

Depois disso, quando estiver em temperatura ambiente, coloque na forma e leve para resfriar na geladeira (nunca no freezer pois ele cristaliza).  O ideal nessa hora é verificar a temperatura ideal do tipo de chocolate que você escolheu, pois varia de acordo com a quantidade de leite e cacau no chocolate.

Após endurecer, acrescente o recheio que você escolheu e cubra com o restante do chocolate derretido. Depois desse passo, leve à geladeira novamente, por pelo menos 1 hora, até endurecer e desenforme.

Por fim, só falta decorar. Pode ser decorado com chocolate granulado, amendoim, ou qualquer outro ingrediente de seu gosto que combine com o recheio.

RECEITA DE TRUFA DE CHOCOLATEImagem contendo os ingredientes necessários para fazer uma trufa.

A trufa tradicional leva poucos ingredientes, já que ela tem um recheio simples. Dessa forma, qualquer pessoa pode aprender.
Está pronta aprender como fazer trufas de chocolate?  Veja a receita abaixo:

Ingredientes

1kg de chocolate meio amargo – Quanto melhor a qualidade do chocolate, melhor a trufa.

½ lata de creme de leite – Evite usar creme de leite light. A gordura é importante para fazer boas trufas. Precisa ter pelo menos 30% de gordura.

150g de manteiga – Acrescenta outra camada de riqueza às trufas de chocolate, além de ajudar na consistência.

Cacau  em pó – Para decorar a trufa e dar um gostinho especial.

Modo de preparo:

Derreta 500g de chocolate em banho-maria, adicione o creme de leite e misture bem. Junte a manteiga e mexa bem.

Certifique-se de que a mistura de trufas esteja devidamente resfriada antes de enrolá-las, por isso recomendo esfriar por pelo menos 5 horas, de preferência durante a noite. Não fique tentado a congelá-lo para acelerar, pois o chocolate ficará desigualmente irregular, o que resultará em partes muito difíceis de retirar.

Uma dica na hora de fazer a trufa é deixar suas mãos sempre frias (molhando na água gelada) para que elas não derretam na sua mão. Isso facilita bastante na hora de fazer as bolinhas de chocolate.

Agora, derreta o restante do chocolate e mergulhe as bolinhas, passe no cacau em pó e deixe gelar por mais 1 hora.

Agora é só se deliciar!

DICAS PARA VENDER BOMBONS E TRUFAS!Imagem ilustrativa com caixas de bombons e trufas para vender.

Como essas gostosuras são uma verdadeira delícia e amadas pela maior parte da população, que tal aproveitar para fazer uma renda extra? Ou até mesmo transformar no seu principal negócio. Saiba que é possível! Se você tem interesse em como vender bombons e trufas, aqui vão algumas dicas simples:

Precificação de Bombons e Trufas

Como em qualquer negócio, é importante saber precificar seu produto. Caso contrário, seu negócio pode ficar no zero a zero ou até mesmo dar prejuízo. E muitas variaveis são incluídas nesse processo.

Margem de lucro

Não venda seus doces com um preço muito baixo apenas para conquistar a clientela. Isso acaba com seu lucro e capital de giro. Mas o contrário também é verdadeiro: exagerar no preço acabará com as suas vendas. O preço dos bombons e das trufas deve cobrir os gastos totais e ainda gerar lucro.

Custos para produzir Bombons e Trufas

Quanto custa para fabricar seus produtos?

As fórmulas são:
  1. Peso total de todos os ingredientes somados, dividido pelo peso unitário do doce. O resultado é o rendimento de trufas ou bombons;
  2. Preço de todos ingredientes somados dividido pelo rendimento total dos doces. Isso fornece o valor unitário de cada docinho.
  3. Embalagens para bombons e trufas: divida o valor do pacote pelo número de forminhas. Então acrescente esse valor ao preço de cada bombom ou trufa gasto com as matérias-primas.
  4. Hora trabalhada: a maneira mais simples de calcular isso é multiplicar o valor obtido até agora por 2 vezes.
  5. Custos indiretos: os custos indiretos são aqueles gastos com água, energia elétrica, gás, entre outros. Esses são mais complicados de calcular. Uma maneira mais fácil e rápida é usar um determinado percentual, normalmente de 10 a 20%. Ou seja, multiplique o custo total (ingrediente + embalagem + mão de obra) por 1,1 ou 1,2.

Conclusão

Agora você já sabe que toda trufa é um bombom, mas nem todo bombom é uma trufa. E independente disso, são uma delícia! Outro ponto a destacar é que os dois são diferentes de brigadeiro, mas isso fica para um outro artigo.

Além de serem uma delícia, existem receitas simples de serem feitas em casa e para todos os gostos. Além disso, bombons e trufas são uma ótima forma de ganhar um dinheirinho a mais com um investimento pequeno. Caso você tenha interesse em aprender mais sobre como ganhar dinheiro vendendo doces clique aqui.

E para terminar, se você conhece mais gente que confunde bombom com trufa e vice-versa, compartilha esse artigo nas redes sociais!

Trufa de Chocolate

Trufa de Chocolate

A trufa tradicional leva poucos ingredientes, já que ela tem um recheio simples. Dessa forma, qualquer pessoa pode aprender. Está pronta aprender como fazer trufas de chocolate?  Confira
5 from 1 vote
Preparo 30 mins
Cook Time 30 mins
Tempo na geladeira 5 hrs
Preparo 6 hrs
Tipo de refeição Dessert
Cozinha brasileira
Rendimento 4 pessoas
Calorias 150 kcal

Ingredientes
  

  • 1 kg Chocolate Meio Amargo
  • 1/2 lata Creme de Leite Pelo menos 30% de gordura
  • 150 g Manteiga
  • 1 pacote Cacau em pó

Modo de preparo
 

  • Derreta 500g de chocolate em banho-maria, adicione o creme de leite e misture bem. Junte a manteiga e mexa bem.
  • Resfriar por pelo menos 5 horas, de preferência durante a noite. Não fique tentado a congelá-lo para acelerar, pois o chocolate ficará desigualmente irregular, o que resultará em partes muito difíceis de retirar.
  • Agora é hora de enrolar as trufas para adquirir seu formato. Uma dica na hora de fazer a trufa é deixar suas mãos sempre frias (molhando na água gelada) para que elas não derretam na sua mão. Isso facilita bastante na hora de fazer as bolinhas de chocolate.
  • Agora, derreta o restante do chocolate e mergulhe as bolinhas, passe no cacau em pó e deixe gelar por mais 1 hora.
Keyword trufa, winter

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating