Veja Como Fazer Merengue: Nunca Mais Erre o Ponto
E quem não ama Merengue? Além disso, ele é essencial em algumas receitas para torná-las ainda mais irresistíveis. Nesse post você vai aprender como fazer e nunca mais errar. Bem como, aprender quais são os tipos de merengues: francês, suíço e o italiano.
Ao mesmo tempo, vai aprender a receita do merengue francês, que por sinal, é o mais comum e mais fácil de preparar. Esse merengue caseiro fica perfeito e super cremoso. Além disso, é ideal para usar como cobertura de torta de limão, sobremesas, suspiros, etc.
O Que é Merengue?
O merengue é basicamente a junção de claras de ovo e açúcar batidos. Portanto, para você atingir a firmeza e consistência é preciso que siga a risca os cuidados na hora do preparo. Dessa forma, é possível utilizar para rechear, confeitar e decorar sobremesas.
Cuidados na hora do preparo para o Merengue ficar consistente:
- As claras devem estar em temperatura ambiente.
- Não deixe nenhum resquício de gema na hora de separar as claras.
- Desengordure totalmente os utensílios e tigela.
Confira os tipos de merengues:
- Merengue Francês: é o método mais comum e fácil. Devido a sua instabilidade, este deve ser consumido o quanto antes. Bata as claras cruas, utilizando a batedeira, veja a receita completa abaixo. Ele é muito utilizado para fazer suspiros e receitas que vão ao forno.
- Merengue italiano: para fazer é preciso ter um termômetro, porque este merengue é feito a partir de uma calda de açúcar. Esta deve estar no ponto de bala mole ( a 121°C ) e ser adicionada com cuidado às claras já levemente batidas. Logo depois, vai aumentando a velocidade da batedeira ao máximo e até que fique frio. Ele é usado para preparar marshmallows, coberturas de tortas ou substituir o creme de leite em mousses.
- Merengue suíço: Neste as claras e o açúcar vão ao fogo em banho-maria até atingir 60°C. Depois, na batedeira, é só bater em velocidade máxima até ficar em temperatura ambiente. Esse merengue suíço é muito mais estável e resistente que o francês. Além disso, é muito utilizado nas receitas de macaron.
Algumas alterações que podem ser feitas:
- Adicionar corante (cor que preferir) quando estiver quase pronto.
- Para saborizar adicione essências ou no caso do italiano é possível trocar a calda de açúcar por uma calda de polpa de fruta com açúcar.
Confira a receita de como fazer merengue:
Receita de Merengue Francês
Ingredientes:
- 115 g de açúcar
- 2 claras
Modo de Preparo
- Primeiramente, utilizando uma batedeira, despeje as claras na tigela e bata em velocidade alta até começarem a espumar. Utilize uma colher para pegar a espuma e vire a colher em cima da tigela. Verifique se a espuma sai inteira da colher de modo que ela fique “limpa”.
- Logo depois, adicione o açúcar aos poucos, com a batedeira ligada e em velocidade média para baixa. As claras irão triplicar o seu volume.
- Por fim, após incorporar todo o açúcar, em velocidade alta, bata até formar picos firmes e estáveis.
Conclusão
Agora que você sabe como fazer merengue, que tal por em prática? Muito fácil e prático. Os demais tipos precisam um pouco mais de atenção nos processos, contudo ficam uma delícia.
Sobretudo, é válido observar que o merengue francês é feito com clara crua. Portanto, é preciso ter uma atenção maior com as bactérias salmonella se a sobremesa não for ao forno.
Compartilhe nos comentários. Conte-nos como foi a sua experiência na cozinha.
Afinal, a gente faz essas receitas com o maior amor do mundo para você!
E se gostou do conteúdo, nos siga no Pinterest, Instagram e Youtube também!
Merengue Francês
Ingredientes
- 115 g Açúcar refinado
- 2 Claras temperatura ambiente
Modo de preparo
- Primeiramente, utilizando uma batedeira, despeje as claras na tigela e, bata em velocidade alta, até começarem a espumar. Utilize uma colher para pegar a espuma e vire a colher em cima da tigela. Verifique se a espuma sai inteira da colher de modo que ela fique "limpa".
- Logo depois, adicione o açúcar aos poucos, com a batedeira ligada e em velocidade média para baixa. As claras irão triplicar o seu volume.
- Por fim, após incorporar todo o açúcar, em velocidade alta, bata até formar picos firmes e estáveis.