Como Saber Se Um Ovo Está Estragado?
Sendo confeiteira profissional ou não, a verdade é que ninguém quer perder uma receita inteira por causa de um ingrediente estragado. Afinal, além de ter prejuízo, você pode colocar em risco a saúde de outras pessoas e a sua também. Pensando nisso, decidimos esclarecer de uma vez por todas como saber se um ovo está estragado ou não.
Entretanto, antes de começar é importante deixar claro que esses testes servem para ter uma estimativa se o ovo está fresco ou velho, e não se está contaminado.
Ou seja, mesmo que o ovo esteja aparentemente super fresco, não quer dizer que não esteja contaminado com bactérias.
Afinal, a Salmonella (principal bactéria causadora de intoxicação nesses casos) contamina os ovos através das fezes das galinhas. Além disso, obviamente as bactérias não são vistas a olho nu. Essa bactéria pode ser encontrada tanto na casca do ovo quanto na clara e gema.
A seguir, vamos mostrar como saber se um ovo está bom para o consumo e os cuidados a serem tomados em relação a higiene.
Confira:
Formas de saber se o ovo está estragado
1. Coloque-o em um copo com água
Talvez esse seja o teste mais popular. Basta colocar o ovo dentro de um copo cheio d’água e observar se ele boia ou afunda. Mas afinal, ovo estragado boia ou afunda?
Quando o ovo está estragado, ele boia! Por que?
Isso acontece porque com o passar do tempo, a água presente no ovo evapora através de minúsculos poros presentes na casca. Dessa forma será formada uma bolha de ar dentro do ovo, fazendo ele boiar.
Portanto, quanto mais à superfície ele ficar, mais velho está.
E o contrário é verdadeiro: quanto mais fresco, mais no fundo ele fica.
2. Quebre-o em uma tigela separada
Essa é uma dica importante para quem vai fazer uma receita deliciosa que leva ovo. NUNCA quebre os ovos diretamente dentro da receita. A forma certa é quebra-los em uma tigela separada para sentir o cheiro antes de acrescentar à receita.
Apesar de a técnica do ovo no copo ser confiável, não é verdadeira em 100% dos casos. Especialistas afirmam que a maneira mais confiável de todas é sentir o cheiro mesmo.
3. Teste do ovo com lanterna
O teste da lanterna também pode ser útil para saber se um ovo está estragado. Entretanto, ele exige um pouco mais de prática para você conhecer qual é o padrão correto do brilho.
Como é feito: basta encostar a ponta mais fina do ovo em uma lanterna (pode ser a do celular) e ver o padrão da coloração. Quanto mais claro (translúcido) o brilho do ovo, melhor. Se estiver muito escurecido, provavelmente está velho.
Cuidados para consumir ovos
Uma prática bastante comum no Brasil é lavar os ovos quando chega do mercado, antes de guardar na geladeira. Mas afinal, isso está correto?
A resposta é não!
Isso aumenta a chance de você contaminar a parte interna do ovo, introduzindo bactérias através das pequenas porosidades que estão presentes na casca.
Apesar de ainda não existir nenhuma regulamentação quanto a isso, a maioria das empresas fornecedoras de ovos fazem um processo de limpeza com água potável e cloro a uma temperatura adequada, para que o conteúdo do ovo se expanda e empurre a sujeira e os contaminantes para longe dos poros da casca.
O que você pode fazer é apenas lavar com água corrente imediatamente antes do consumo, sem esfregar.
Vale lembrar que a única forma de evitar a intoxicação por Salmonella é através do cozimento do ovo. Nenhum método de limpeza e cuidado é 100% eficaz em eliminar essa bactéria. Portanto, evite comer o ovo cru.
Armazenamento
O ideal é que os ovos sejam armazenados refrigerados em recipientes bem limpos. E, ao contrário do que se pensa, eles não devem ficar na porta da geladeira pois a mudança frequente de temperatura envelhecem mais rapidamente o ovo.
Além disso, evite guardá-los próximo a outros alimentos com odores fortes ou crus. Pois, como já foi dito, eles possuem muitas porosidades e podem sofrer contaminação cruzada com outros alimentos.
Conclusão
Como você pode perceber, existem algumas formas bem simples para ter ideia se o ovo está bom para consumo ou está estragado.
Entretanto, isso não exclui a necessidade de armazenar da forma correta e tomar as precauções essenciais para evitar intoxicação alimentar.
Portanto, tome os cuidados devidos e prepare as melhores receitas para sua família e amigos!
Gostou do conteúdo? Conte-nos nos comentários.
Aproveite e siga o Caminho da Maestria no Youtube, Facebook, Instagram e Pinterest também!